Ricardo Guimarães

Ricardo Guimarães é presidente da Thymus Branding desde 1998. É membro do Conselho da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade; fundador e membro do conselho da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade; fundador e membro do conselho do Instituto ATA – Gastronomia e Sustentabilidade. Co-autor dos livros “Gestão Integrada dos Ativos Intangíveis” e “Liderança Baseada em Valores – Caminhos para a Ação em Cenários Complexos e Imprevisíveis”.
A história profissional de Ricardo é pautada pela definição de “Comunicação como Exercício de Identidade”, o que levou a criar a Thymus como uma consultoria estratégica para empresas que atuam em cenários em constante mudança e, portanto, têm suas identidades e perenidade colocadas em risco.
Ricardo é considerado pioneiro na introdução do Branding como abordagem de gestão, sua metodologia baseada no conceito de evolução e de pragmatismo consciente tem criado cases consistentes no mercado, tais como VIVO, Natura, que é case study na London Business School e Banco Real, que é case study na Harvard University.